Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Somos Seu Imóvel Aqui Pesquisa Completa Área do InquilinoÁrea do Proprietário Financiamento Notícias Links Úteis Documentos para locação MOTA IMÓVEIS IMOBILIÁRIA Pesquisa de Satisfação Trabalhe conosco AVALIE SEU IMÓVEL NA REDE APECASA E MOTA IMÓVEIS!
 (91) 98511-4034 - (91) 3352-8818 - (91) 3347-3592
Tradução  

Notícias

Pará gera emprego e conquista avanços na área ambiental em 2020

06/06/2020 - Pará gera emprego e conquista avanços na área ambiental em 2020

noticias

Desde o início do ano até esta sexta-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a soma dos 15 maiores projetos que foram licenciados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) aponta a expectativa de geração de 9,5 mil empregos, entre diretos e indiretos. O dado reflete o trabalho que vem sendo feito com o objetivo de garantir o crescimento econômico com respeito à biodiversidade e aos recursos naturais do Pará.

O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, avalia que “o desenvolvimento socioambiental é uma prioridade do governo. O Pará possui vocações naturais que estamos valorizando para trazer emprego e renda, mas estamos agindo com responsabilidade com o meio ambiente. Nesse período de enfrentamento à pandemia, nos organizamos para priorizar o licenciamento de empreendimentos que vão gerar mais empregos no Estado”, afirma.

No período de 1 de janeiro a 5 de junho de 2020, a Semas emitiu 201 atos autorizativos, representando aumento de aproximadamente 40% em relação ao mesmo período em 2019. Entre esses atos estão Licenças Prévias, de Instalação e Operação, bem como Autorizações - excluindo licenciamento agrário e florestal. Na prática, isso representa aumento de empreendimentos que conseguiram autorização após análise especializada e criteriosa da secretaria.

Além dos avanços na área de licenciamento, o apoio do governo do Estado também é voltado para a produção local por meio da macroestratégia “Amazônia Agora”, iniciativa voltada para desenvolver quatro pilares estratégicos: redução imediata das taxas de desmatamento ilegal e queimadas, incentivo à produção e consumo sustentáveis, reflorestamento de áreas degradadas e captação de investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

“A gente não pode ficar apenas na repressão, precisamos transformar a nossa pecuária extensiva em intensiva. Nossa perspectiva é que os projetos de infraestrutura tragam compensação e incentivos sociais. Temos que evoluir a nossa economia até a cadeia final de beneficiamento dos produtos, e essas são as nossas prioridades”, afirma o titular da Semas.
 

Território Sustentáveis

A Política Territórios Sustentáveis (TS), que integra a estratégia, foi fortalecida durante o momento de pandemia. Os planejamentos previstos para o período foram concluídos e, já neste mês, iniciam as ações efetivas, com a publicação das propriedades que devem ser atendidas com apoio ao aumento da restauração produtiva a partir do uso eficiente da terra, a regularização nas dimensões ambiental e fundiária, manejo florestal e emissão de diagnósticos territoriais científicos, que permitirão o estabelecimento de metas estratégicas.

“Com a situação do novo coronavírus, nossa estratégia foi fortalecer as instituições que fazem parte do TS e consolidar as ações fundamentais de planejamento, e todos os órgãos conseguiram se reestruturar para efetivamente iniciarmos as ações em campo”, avalia o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima,  Raul Protázio Romão.

Fundo Amazônia Oriental

A Semas concluiu a estruturação do comitê que gere o Fundo Amazônia Oriental (FAO) e, nesse momento, concentra os esforços para a criação do chamamento público de seleção da entidade sem fins lucrativos que vai gerenciar o fundo privado. O FAO é estratégia de financiamento ambiental pautada em colaborações privadas em prol do fortalecimento das políticas públicas e das iniciativas sociais focadas em meio ambiente e desenvolvimento, no Pará.
 

Legislação atualizada - Foram publicadas normas ambientais de grande importância para o Estado do Pará, neste ano. O Decreto Estadual nº 552, de 17 de fevereiro de 2020, regulamentou as atribuições dos Agentes de Fiscalização Ambiental, no exercício de poder de polícia administrativa ambiental. O Decreto Estadual nº 551, de 17 de fevereiro de 2020, instituiu a Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Estado do Pará, sob a coordenação da Semas.

A Lei nº 9.048, de 29 de abril de 2020, instituiu a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas do Pará, definindo princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos necessários de forma a mitigar os impactos das mudanças climáticas. Por fim, a Lei Estadual nº 9.064, de 25 de maio de 2020, institui a Política Estadual de Gerenciamento Costeiro (PEGC/ PA) e é um dos instrumentos de ação da Política do Meio Ambiente do Estado do Pará, necessário para possibilitar e garantir o planejamento e a gestão dos recursos naturais da zona costeira de forma participativa e integrada.

"É de extrema importância a existência de legislações ambientais, pois defendem procedimentos e medidas que devem ser conhecidos, entendidos e praticados por todos, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do povo, desta ou de futuras gerações, condição essencial para uma gestão ambiental eficiente", expõe a coordenadora do núcleo, Rebeca Reitz".

Combate ao desmatamento ilegal

Os números oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que 61,31% do desmatamento ilegal no Pará ocorrem em áreas de responsabilidade do governo federal. Mesmo assim, a Semas aumentou o número de fiscais, passando de 13 para 89. Um grupo de 76 novos fiscais concluiu a formação no fim de maio e já inicia as operações neste mês.

Compensação - Este ano, a Câmara de Compensação Ambiental (CCA) destravou R$ 28,8 milhões de recursos de compensação ambiental de grandes empreendimentos. O montante será usado em favor da implementação de Unidades de Conservação situadas em território paraense e possibilitará que outras unidades sejam criadas.

A CCA é um órgão colegiado composto pela Semas, Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Instituto do Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Com caráter deliberativo, normativo e fiscalizador, a a Câmara foi instituída com a finalidade de regulamentar a compensação ambiental no Estado, editando normas, avaliando propostas de aplicação dos recursos por órgãos gestores de Unidades de Conservação e fiscalizando o cumprimento destas aplicações.

Cadastro Ambiental Rural

Em parceria com organizações, a Semas vem executando ações de regularização ambiental, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais, na Ilha do Marajó e em todo o Estado. O site da secretaria publicou o “Manual de Procedimentos: Módulo de Análise do CAR – Sicar/ Pará”, que vai servir de apoio a técnicos de secretarias municipais de Meio Ambiente e demais usuários que trabalham com o cadastro. Ainda sobre o CAR, a meta da Semas é habilitar cerca de 20 municípios para análise até o fim deste ano. Até hoje, 14 municípios já foram habilitados.

Recursos Hídricos

Neste ano, segundo a Semas, o Estado teve grande avanços no desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pará e também na construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), com a entrega e aprovação pública do diagnóstico das águas do Estado. Mesmo em período de pandemia, a elaboração do PERH segue em adaptação para garantia da execução.




Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/19999/

Outras Notícias

IGMI-R ABRIL 2023

IGMI-R ABRIL 2023 A variação de 0,46% do IMGI-R/ABECIP em abril marcou o sexto mês consecutivo de desaceleração...

IGMI-R ABECIP: apresenta desaceleração pelo 5° mês consecutivo, mas apresenta resultados acima da inflação

O IGMI-R/ABECIP desacelerou pelo quinto mês seguido em março, registrando variação de 0,57% (após variar 0,61% em fe...

Rede Apecasa & Mota Imóveis em clima natalino

venha conhecer as melhores promoções do mês de Dezembro alugue, compre, venda, financie, avalie, legalize seu imóvel con...

Correspondente Caixa

Somos correspondentes Caixa exclusivos ! Faça sua analise de crédito agora e saia com o seu imóvel novo.

Programa Casa Verde e Amarela prevê a renegociação de dívida de 500 mil imóveis

O novo programa habitacional Casa Verde e Amarela lançado hoje pelo governo por meio de Medida Provisória para substituir o Minha Casa...

Tour virtual de imóveis é aliado na pandemia

Os imóveis com visitas virtuais para venda ou locação ganharam ainda mais destaque na pandemia. A busca por unidades com essa t...

Apuração do lucro presumido no ramo imobiliário: o caso da permuta de imóveis

O Superior Tribunal de Justiça, em decisões monocráticas, seguidas de julgamentos em agravos internos (Resp nº 1.758.483; Re...

Serviços online de compra e venda de imóveis têm alta de 78%

Os serviços online de compra e venda de imóveis aumentaram 78% desde maio, quando aconteceu a regulamentação dos atos no...

Belém teve saldo positivo de empregos no mês de julho

A Região Metropolitana de Belém (RMB) teve saldo positivo de 1.983 novos postos de trabalho durante o mês de julho, segundo o Depa...

Empresários conhecem cenário atrativo para instalação de negócios no Pará

Foto: Ascom / Sedeme Foto: Ascom / SedemeRepresentantes da Fio Forte Industria de Cosméticos e da Padre Liberio Embalagens, duas empresas do S...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Entrar em contato

 (91) 98511-4034 - (91) 3352-8818 - (91) 3347-3592

www.redeapecasa.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.